Segunda, 18 Outubro 2021

Live apresenta o projeto Mais Participação e Agroecologia

Na próxima quarta-feira (20), o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone realiza a live de lançamento do projeto Mais Participação e Agroecologia, às 19h, no Instagram.

O Mais Participação e Agroecologia é um projeto que visa difundir tecnologias sociais de saneamento sustentável para a conservação de recursos hídricos e a participação da comunidade na proteção do meio ambiente. Dessa forma, pretende gerar o engajamento de crianças e adolescentes na causa socioambiental, a fim de aplicar essas tecnologias para gerar impactos positivos, possibilitar a redução do aquecimento global e a desigualdade social.

Iniciando as ações já neste mês de outubro, o projeto promove formação sócio ambiental através da Escola de Educação Popular Inéditos Viáveis, com uma série de atividades que consistem em cursos de formação política, execução e elaboração de Planos de Incidência Socioambiental, oficinas de capacitação e construção de bacias de evapotranspiração e de banheiro seco na escola. Apoiado pelo Instituto EDP, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - FIA de Palmas e patrocinado pela Investico, o projeto pretende por meio da formação de assessores (as) populares socioambientais, na zona rural da capital, fomentar a participação popular e defesa dos recursos hídricos da região do Taquaruçu Grande. 

O projeto conta como parceiros a Escola municipal de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo e o Instituto de Permacultura do Tocantins - Permatoca, que desenvolve trabalhos pautados na bioconstrução, agroecologia, gestão de resíduos e recursos hídricos, no projeto vai ser responsável por transmitir o passo-a-passo para a execução e construção do banheiro seco na escola.

Para Thalita Reis, professora e conselheira pedagógica da EMTI Professor Fidêncio Bogo, a parceria firmada com o CEDECA por meio do projeto é extremamente importante, possibilita aos alunos vivências que contribuem para formação de sujeitos críticos e seres humanos com consciência. “O Projeto Mais Agroecologia surge como uma oportunidade de refletirmos, planejarmos e atuarmos de forma sustentável, criativa, e ativa na comunidade local e, ainda, torna possível a reconfiguração das práticas educativas e a formação de comunidades de aprendizagem por meio das suas ações-formações-transformações”, afirma.

O projeto surge em um momento oportuno, já que o Tocantins apresenta altos índices de desmatamento, sendo o segundo estado com maior número de queimadas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A problemática gera grandes impactos ao meio ambiente, contribuindo para devastação e contaminação do solo, a perda de margens dos rios, colocando em risco a biodiversidade local. Um outro ponto preocupante é a falta de saneamento ambiental, já que segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, 70% dos tocantinenses viviam sem serviços de saneamento básico, sendo que dos 139 municípios do Tocantins, apenas 12 possuíam rede de esgoto.                                                  

“Pensar a natureza é pensar a continuidade do ciclo da vida, não cuidar da água e do solo, é tal qual a humanidade que anseia continuar a existir sem cuidar da infância e adolescência, sem vida e sem a possibilidade de ser mais. O projeto vem contribuir para a sensibilização coletiva, para a necessidade de pensar e construir coletivamente práticas de cuidado consigo, com o outro e com o meio ambiente. Permitindo, assim, a continuidade e abundância da vida em toda a cadeira da natureza”, afirma Bárbara Xavier, educadora social e coordenadora do projeto.

Mais detalhes sobre o projeto serão apresentados ao público na quarta-feira (20), através da live de lançamento, a partir das 19h, no Instagram do Cedeca. O encontro online é aberto ao público e contará com as participações de Bárbara Xavier (Cedeca), Dennis Margera (Permatoca) e Queli Fiametti (EMT Fidêncio Bogo).