Segunda, 08 Fevereiro 2010

Seminário forma comitê gestor local de Palmas

No segundo e último dia do I Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, realizado ontem, no Auditório do Ministério Público Estadual, foi formalizado o Comitê Gestor Local da Capital. Professores, gestores públicos, representantes de organizações não-governamentais (ongs), de igrejas e de adolescentes, a partir de então, serão responsáveis por desempenhar a função de definir as linhas de ação do Projeto Tecendo a Paz e o seu funcionamento.

Em linhas gerais, o papel do comitê gestor, segundo a analista ministerial especializada em Educação do Ministério Público Estadual (MPE), Cleivane Peres dos Reis, que trabalha no Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e da Juventude, é apoiar as ações que as unidades escolares estão desenvolvendo e fazer parte da rede de proteção e enfrentamento à violência contra criança e adolescente. “Os membros do comitê serão responsáveis por criar instrumentos para monitorar e fiscalizar políticas públicas voltadas para área da infância e da juventude”, disse Cleivane.

Protocolo
Na ocasião, também foi assinado um protocolo de criação da Rede de Promoção, Proteção, Defesa e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, um documento, que conforme a analista, não possui caráter jurídico, mas que nele, fica registrado o comprometimento dos participantes do seminário no cumprimento das ações que foram delegadas no evento.

Saiba mais

Projeto
O Projeto Tecendo a Paz é uma ação apoiada pelo projeto Escola que Proteje desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura, sendo executada no Estado do Tocantins pela UNiversidade Federal do Tocantins (UFT) através do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos (NIEDIH), em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - Glória de Ivone - (Cedeca-TO).

Fonte: Jornal do Tocantins