Domingo, 20 Setembro 2009

UFT, CEDECA e Parceiros lançam segunda versão do projeto Tecendo a Paz

A Universidade Federal e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Glória de Ivone- Cedeca, lançam no dia 22 e 23 em Palmas e Araguaína, a segunda edição do projeto Tecendo a Paz. Em Palmas, o lançamento acontece dia 22 deste, às 14 horas da tarde na sede do Ministério Público Estadual. A solenidade contará com a presença dos representantes dos municípios parceiros Palmas, Guaraí, Miranorte, Pugmil, Dianópolis. Em Araguaína o evento acontecerá no dia 23/10, no auditório II da UFT a partir das 14h e receberá os municípios de Araguaína, Colinas, Araguatins, Augustinópolis e Presidente Kennedy.

O projeto visa formar 500 professores de dez municípios para identificar e notificar as autoridades casos de violência praticados contra o público infanto-juvenil, e será executado pelo Cedeca em parceria com a Universidade Federal do Tocantins. Trata-se, portanto, da segunda versão projeto, que será estendido posteriormente para todos os municípios.

O Projeto

O projeto Tecendo a Paz foi aprovado pelo Ministério da Educação/ Programa Escola que Protege, tendo sido encaminhado pela Universidade Federal do Tocantins, por meio de cooperação técnica com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente – CEDECA-TO.
Tem como propósito disseminar uma cultura da não violência nas escolas públicas e na sociedade por meio da rede de proteção à criança e ao adolescente. Na sua primeira versão foram capacitados 700 professores envolvendo 70 escolas da rede estadual e municipal de ensino e foram selecionados pelo projeto 13 melhores projetos de intervenção educacional que estão sendo executados pelas escolas do estado. Os municípios envolvidos no Tecendo a Paz I foram: Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Arraias, Tocantinópolis e Gurupi.

Professores

Para isso vai promover a formação continuada de profissionais da educação e integrantes da rede de proteção, para a prevenção e o enfrentamento da violência nas escolas.