Terça, 15 Mai 2012

Cedeca dá início às atividades do 18 de Maio

Cedeca dá início às atividades do 18 de Maio

O Cedeca Glória de Ivone, com demais parceiros, lançou nessa segunda-feira (14) a agenda com os eventos alusivos ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9970/00.

Faz parte da programação a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve início na manhã de hoje (15) e vai até amanhã (16). No início desta tarde, houve um momento dedicado especialmente aos adolescentes: Conversas de “Um Mundo pra Chamar de Seu” - projeto idealizado pelo CEDECA com o intuito de fortalecer a mobilização social dos adolescentes do Tocantins, e que, na conferência, promoveu um bate-papo entre os jovens abordando temas como direitos sexuais e reprodutivos, e sexualidade, além de contar com intervenções artísticas.

Outro importante evento que marca a agenda é o Movimento Faça Bonito. Programado para 18 de Maio, será voltado à informação e mobilização da sociedade para os direitos humanos de crianças e adolescentes. A ação será realizada nas regiões norte e sul de Palmas e, segundo os adolescentes, promete movimentar quem passar pelo local. De acordo com o jovem protagonista Paulo de Oliveira, 17 anos, os adolescentes estão “muito animados para que chegue logo esse momento”. “Esperamos que a mobilização possa alcançar os jovens, que eles possam conhecer melhor seus direitos, e que possamos chamar a atenção das autoridades”, completa Paulo.

Tal como nos anos anteriores, a programação do 18 de Maio para 2012 foi planejada e organizada pela Rede de Jovens Protagonistas de Palmas, apoiados e assessorados pelo CEDECA. Para Simone Brito, coordenadora geral da ONG, o 18 de Maio “trata-se de uma convocatória para que a sociedade, as famílias e poder público assumam sua responsabilidade frente ao abuso e à exploração sexual.” “O compromisso primeiro desses entes consiste em assegurar uma vida saudável e protegida para todas as crianças e adolescentes”, destaca Simone.

Histórico

Alinhado à agenda da campanha nacional Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, desde 2007 o CEDECA Glória de Ivone realiza, anualmente, ações alusivas ao 18 de Maio. Entre as de maior destaque, está o ato simbólico de 2010, ao qual cruzes foram inseridas em vias públicas representando as crianças e adolescentes que já sofreram de abuso ou exploração sexual.

Outra ação memorável foi a que ocorreu em 2011, com a marcha pelos direitos da criança e do adolescente, na avenida JK, onde centenas de jovens fizeram reivindicações e mostraram que estão cientes de seus direitos.