Terça, 18 Outubro 2011

Cedeca propõe medidas preventiva ás drogas em reunião

Representantes de entidades ligadas ao enfrentamento de drogas no Estado se reuniram na tarde de ontem, na Assembleia Legislativa, com o deputado federal Laurez Moreira (PSB), coordenador regional da Comissão Especial Destinada a Promover Estudos e Proposições de Políticas Públicas e de Projetos de Lei Destinados a Combater e Prevenir os Efeitos do Crack e de Outras Drogas Ilícitas (Cedroga), da Câmara dos Deputados. A reunião teve o objetivo de coletar propostas para elaboração de um documento que será entregue aos membros da Comissão Especial, em Brasília (DF), no próximo dia 20 que nortearão as ações do governo federal nessa área. O relatório será elaborado pelo deputado federal Eduardo Gomes (PSDB), que na ocasião foi representado pelo assessor Gustavo Magalhães. Entre as sugestões apresentadas está a criação de uma agenda intersetorial de prevenção ao uso indevido de droga. A proposta foi apresentada pela juíza da Infância e da Juventude de Palmas, Silvana Parfieniuk, baseada em um decreto do governo de Minas Gerais, em que os órgãos e entidades da administração pública direta, ao identificar e detalhar as ações dos programas temáticos sociais definidos na lei orçamentária, destinem até um por cento do montante total dos recursos previstos para elaboração, implementação e execução de projetos que contenham ações interdisciplinares e transversais de políticas preventivas ao uso indevido de entorpecentes.

Articulação

A representante do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Glória de Ivone, Simone Brito, defendeu a efetivação de uma agenda que tenha articulação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a participação da sociedade civil. "O que queremos é o compromisso desses poderes no âmbito da prevenção primária, secundária e terciária.
"Já a superintendente estadual de Ações sobre Drogas, Magda Valadares, disse que o Estado precisa avançar nas ações de tratamento e para isso necessita da ajuda da bancada, em Brasília, para possibilitar a ampliação das comunidades terapêuticas, bem como alternativas de atendimento a crianças e adolescentes.

Projeto

Os nove cadernos do projeto Agenda Tocantins, contendo várias propostas nessa área da comunidade dos 139 municípios tocantinenses, colhidas durantes os fóruns/audiências públicas, foram entregues ao deputado Laurez e ao assessor de Eduardo Gomes durante a reunião.

Por Neuracy Viana

Fonte: Jornal do Tocantins.