Segunda, 11 Dezembro 2023

Cedeca realiza audiência pública com moradores do Taquari

Cedeca realiza audiência pública com moradores do Taquari

No dia 7 de dezembro, a comunidade do setor Jardim Taquari participou da primeira Audiência Pública na Feira Coberta, um evento dedicado a abordar demandas cruciais nos segmentos da educação, assistência social, infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública e saúde. A iniciativa foi promovida pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Glória de Ivone e pelo Grupo Vozes do Taquari, movimento originado pelo programa CUIDAR.

Mônica Brito, secretária executiva do Cedeca, explicou que a audiência foi planejada a partir das demandas específicas do Taquari, visando a criação de uma agenda política abrangente que abarcasse a conscientização política e as reivindicações de políticas públicas.

"Nós do Cedeca estamos assessorando a comunidade do Taquari nesse grande movimento de conscientização política e estruturação das políticas públicas, através do programa CUIDAR, visando cuidar do Taquari para que o Taquari cuide, principalmente, de suas crianças e adolescentes."

A secretária executiva reiterou o compromisso da organização em continuar apoiando a comunidade na busca por direitos fundamentais e no diálogo com os órgãos responsáveis.

"Essa audiência foi pensada com o grupo Vozes do Taquari, que já estabeleceu várias prioridades e demandas que o território almeja e deseja. Tudo com o intuito de conversar com os órgãos responsáveis sobre as demandas da comunidade com relação à cidadania, vulnerabilidades e políticas públicas", afirmou.

Antoniel de Oliveira, presidente da associação comunitária e integrante do Vozes do Taquari, destacou a construção da agenda política através do projeto CUIDAR, resultado da escuta ativa dos moradores.

"Essa agenda foi construída com a escuta dos moradores do bairro, são demandas que partiram da vivência dos próprios moradores. Eu estou muito feliz de estar participando desse projeto e tenho certeza de que, com o apoio da população, nós vamos conseguir trazer melhorias para o Taquari."

WhatsApp Image 2023 12 08 at 16 compressed

Ao ouvir as demandas da comunidade, as autoridades presentes parabenizaram a audiência como um espaço crucial de participação popular, reconhecendo as crescentes e importantes demandas do Taquari. Em uma de suas falas, Jelda Sá, diretora da Média e Alta Complexidade de saúde de Palmas, afirmou que a expansão significativa do bairro e suas peculiaridades geográficas intensificam a necessidade de atenção nas áreas de educação, assistência social, infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública e saúde.

"Parabenizo essa audiência e esse espaço de participação popular sobre as necessidades da população. É aqui que realmente construímos e trazemos as pautas da necessidade do setor. Além disso, sabemos que Taquari tem uma expansão significativa, e as demandas são crescentes e importantes, por várias questões. E a própria localização do bairro favorece muita dificuldade de acesso."

Silvio Marcus Lira, superintendente da atenção primária e vigilância em saúde de Palmas, autoridade também presente, complementou com seu reconhecimento à iniciativa do Cedeca. Ele destacou: "Eu parabenizo o Cedeca e toda sua equipe pela sua iniciativa. Compreendo e entendo a legitimidade de suas ações em promover a conscientização política."

076f7cc5 bb2f 45d3 9538 ea2d3047781b compressed

Essa audiência é um ponto alto dos diálogos contínuos entre a comunidade e as autoridades, reforçando o compromisso coletivo de promover mudanças no Taquari. O Cedeca e o Grupo Vozes do Taquari expressam otimismo em relação ao apoio da população para implementar melhorias significativas na região.

Além das comunidades e lideranças, estiveram presentes as autoridades Jelda Sá, diretora da Média e Alta Complexidade de saúde de Palmas; Silvio Marcus Lira, superintendente da atenção primária e vigilância em saúde de Palmas; e Luisa Lemos Ferreira, Defensora pública do estado do Tocantins.

 

Leia o Relatório da Audiência Pública.