Terça, 30 Agosto 2022

Edital do Cedeca promove acesso digital a comunidade tradicional

Edital do Cedeca promove acesso digital a comunidade tradicional

Izadora Porto/Estagiária de comunicação

Com inscrições abertas até 15 de setembro, o edital de concessão da Central Multimídia premiará uma comunidade tradicional do Tocantins com 6 computadores, um smartphone, um banner, mesas e cadeiras. O seletivo é uma das ações do Projeto Conecta Vozes, desenvolvido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, seu objetivo é fortalecer o direito a comunicação e à participação de adolescentes.

Débora Lima, membra da Comunidade Remanescente Quilombola Pé do Morro, diz que essa iniciativa será um grande apoio para as comunidades, uma vez que as crianças e adolescentes detém de um acesso precário à informática. Débora também conta que a central multimídia pode ser usada como forma para construir materiais em prol da memória e manutenção da comunidade.

“Vai ajudar a propagar ainda mais a história da comunidade, o desenvolvimento cognitivo dos(as) adolescentes e é mais uma oportunidade de motivá-los(as) a nunca desistir dos estudos. Será um fator agregador para eles(as) se sentirem capazes em mostrar sua criatividade e proatividade, tornando-se protagonistas de suas Histórias”, conclui.

O integrante da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Jeferson dos Santos, relata se sentir esperançoso pela existência de organizações, como o Cedeca, que se preocupam em trazer visibilidade para os povos tradicionais. Além disso, Jeferson conta que é uma possibilidade de tornar melhor o conhecimento das crianças, já que na maior parte das vezes, o quesito de ensino e aprendizagem não é de qualidade.

“As crianças da comunidade tem receio a esse acesso digital, acreditam ser algo valioso. Então quando surge essa oportunidade delas saberem usar e cuidar, ficam mais desenvolvidas e interagem melhor com as atividades. Vejo que esse conhecimento tecnológico, para as crianças, será um caminho para a liberdade”, finaliza.

A secretária executiva, Mônica Brito, e também uma das responsáveis pela construção do edital, informa que durante o processo, a maior preocupação estava em garantir a participação das comunidades tradicionais. Segundo Mônica, o edital objetiva envolver todas crianças e adolescentes com o uso da tecnologia e informação, além de trazer uma visibilidade maior para a comunidade.

“Esperamos que eles e elas possam, a partir disso, reverberar suas vozes, fazer incidência política e também, capacitar e empoderar os adolescentes para o exercício do primeiro emprego”, finaliza.

As Organizações que atuam em comunidades tradicionais e tenham interesse no edital, terão até o dia 15 de setembro para se inscreverem. Durante a inscrição, as ONGs terão que enviar os documentos solicitados e um projeto de utilização da Central multimídia ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A organização selecionada receberá os seguintes equipamentos: 01 Smartphone; 6 (seis) computadores de mesa; 6 (seis) mesas; 6 (seis) cadeiras; placa em lona com o nome do Projeto.

Link do edital: https://bityli.com/DupipYF