Segunda, 18 Abril 2022

Cedeca participa da assembleia da ANCEDE

Cedeca participa da assembleia da ANCEDE

Izadora Porto/Estagiaria da assessoria de comunicação.

Na última sexta-feira, 08 de abril, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone participou da assembleia da coordenação colegiada da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED). Diversos centros de defesa de todo o país participaram da reunião. O evento teve como pauta central o aumento do índice de violência contra a população em vulnerabilidade socioeconômica e periférica, especificamente, na faixa etária jovem. A assembleia foi realizada em formato online, de modo a respeitar o distanciamento social imposto pela pandemia.

Nesta edição, a ANCED elaborou sua programação com tópicos que colaborassem para a compreensão do problema. Os temas que entraram em debate foram os seguintes: a análise do cenário, a incidência sobre a situação de tortura, a discussão do plano de violência e o relatório CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

Segundo a secretária executiva do Cedeca-TO, Mônica Brito, a participação de todos os Cedecas foi essencial para a discussão de uma melhor agenda estratégica de defesa dos direitos humanos da Criança e Adolescente neste País, dado que essa ação fortalece e potencializa a Rede de Centro de Defesa. Hoje, a ANCED é uma instituição representativa dos 22 centros de defesa existentes no Brasil. A associação também corrobora na implementação e validação das políticas de garantia dos movimentos sociais em áreas mais vulneráveis da sociedade.