Quinta, 23 Setembro 2021

Projeto Mais Participação volta com atividades presenciais

A quadra poliesportiva da Escola Maria dos Reis Alves Barros, no Taquari, foi o cenário na manhã desta quinta-feira (23) para as atividades do Projeto Mais Participação, desenvolvido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA Glória de Ivone com apoio da Energisa, via Fundo Municipal da Criança e adolescente (FIA) de Palmas-TO.

Aproveitando a campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida, durante a atividade do Recreio com ODS, que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dialogou sobre o OSD 3 - Saúde e Bem-estar, abordando especialmente a saúde mental de adolescente. O projeto trabalhou com cerca de 140 alunos, que além de assistirem a palestra ministrada pela educadora social e Secretária Executiva do CEDECA, Bárbara Xavier, participaram de dinâmica da elaboração de cartazes informativos, com mensagens de apoio que foram anexados nas instalações internas da escola.

“Ao pensarmos a saúde mental de adolescentes, é fundamental compreendermos que para garantir a saúde mental de adolescentes seus direitos também precisam ser garantidos por toda a sociedade, a família e o estado, isso é, garantir que estejam a salvo dos fatores de risco para problemas de saúde mental, principalmente o suicídio, garantido desde políticas públicas de educação, saúde, acesso a programas de saúde metal, ao respeito e a garantia do direito à participação, de modo que possam desenvolver a capacidade de resiliência frente as adversidades. Para tanto, cabe adultos promoverem espaços de cuidado aos quais os adolescentes possam recorrer”, afirma Barbara.

Essa é a primeira atividade presencial do projeto desde o início da pandemia ocasionada pela Covid-19. A ação foi possível após a flexibilização dos trabalhos e o avanço da vacinação em Palmas e a dinâmica seguiu respeitando as medidas sanitárias, o distanciamento social e o uso de proteção facial.

A Tauane Barbosa, de 17 anos, está cursando o 2° ano do Ensino Médio na escola e para ela a atividade do Projeto Mais Participação foi uma excelente experiência, principalmente, nesse mês, em que a saúde mental está em pauta. “É libertador, algumas coisas não conseguimos falar pessoalmente, mas podemos escrever no papel”, comenta a estudante.

Mais Participação
O projeto desenvolvido pelo CEDECA tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes para fortalecer sua atuação como assessores populares, onde exercem a cidadania e o protagonismo social em suas comunidades. Desenvolvido desde 2019, o Mais Participação promove o empoderamento infanto-juvenil com temas que abarcam diretos fundamentais, meio ambiente, saberes populares, identidade racial, enfrentamento à violência, cultura de paz, dentre outros.

As atividades acontecem no bairro Taquari, com alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, com apoio da Energisa e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Setembro Amarelo
A campanha acontece há sete anos em todo o país pautando o debate acerca da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, juntamente com o Conselho Federal de Medicina – CFM, o Setembro Amarelo tem como proposta principal a redução nos indicadores crescentes de suicídios, causados por transtornos mentais como depressão, ansiedade, abuso de substâncias e transtorno bipolar. A pandemia da Covid-19 trouxe à tona novos desafios neste sentido, a retomada das atividades do Projeto Mais Participação é uma chance de também discutir com crianças e adolescentes a importância e a necessidade de atenção à saúde mental.